Uma história da Saúde Mental e Psiquiatria Comunitária no Chile a partir das transformações neoliberais no período de 1980 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i2.22201Palavras-chave:
Saúde Mental, Psiquiatria Comunitária, Chile, GovernamentalidadeResumo
Este estudo se utiliza de uma perspectiva histórica crítica para compreender um novo campo que hoje denominamos no Chile Saúde Mental e Psiquiatria Comunitária. São abordados os aspectos mais relevantes que fazem parte do processo de reconfiguração dos sujeitos e das técnicas de intervenção, na saúde e doença mentais, que tiveram lugar no Chile nas últimas décadas: as transformações nas políticas sociais a partir da década de 90, os processos de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos e a emergência da Saúde Mental e Psiquiatria Comunitária como um novo campo de expertise. Conclui-se que este é um campo no qual convergem elementos heterogêneos e contraditórios que, apesar disso, adquirem uma certa coerência ao introduzir elementos próprios de uma lógica de governo neoliberal, que alinha técnicas e espaços de intervenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.