Cuidado humanizado: expectativas dos futuros técnicos de enfermagem

Luciene Corrêa de Miranda Moreira, Wilson Marcolino Ferreira Júnior, Cícero da Silva Moreira

Resumo


A Humanização da Assistência em Saúde é uma atual preocupação de toda a equipe multidisciplinar em saúde, em especial dos profissionais que atuam a nível hospitalar. Por ser uma tendência relativamente recente e de suma importância para o bem estar biopsicossocial de usuários, gestores e profissionais envolvidos nos cuidados de saúde, faz-se necessário promover uma reflexão sobre a humanização desde a formação em saúde. Diante da prerrogativa de se investigar se há divergências entre o que os professores ensinam na teoria e a real prática no estágio, foram aplicados, em diferentes momentos, entrevista e questionário num grupo de estagiários do curso de técnico de enfermagem. Foram investigados aspectos como humanização na equipe, desempenho pessoal no estágio, relacionamento interpessoal, problemas enfrentados, dentre outras questões que podem ser emergentes na rotina dos futuros profissionais. Foi possível observar que, de maneira geral, os estagiários conseguiram demonstrar coerência entre suas expectativas e a realidade de estágio no que diz respeito à administração de sentimentos, à articulação entre teoria e prática e à vivência da humanização.


Palavras-chave


Humanização; Estágio; Relações interpessoais; Psicologia da Saúde; Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i2.22203

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)