Corpo e linguagem: o convite a uma dança

Ana Claudia Lima Monteiro

Resumo


Em nosso texto construímos uma coreografia (grafia da dança) na qual corpo e linguagem são os personagens conceituais que a compõem e relacionam-se sem serem reduzidos um a outro. No decorrer do trabalho serão construídas as relações entre tais personagens tendo em conta o fato de que esta é apenas uma dentre muitas possibilidades de relação entre eles. O texto divide-se em dois atos, nos quais os personagens dançam separadamente, no primeiro ato e em conjunto, no segundo ato. Para construí-los são necessários alguns adereços que, ao invés de serem simples acessórios, passíveis de serem retirados, compõem os personagens nesta dança específica sem poderem ser excluídos. Por fim, será possível ao leitor vislumbrar a dança produzida por tal coreografia e inspirar-se a compor novos encontros com tais personagens.


Palavras-chave


Dança; Corpo; Linguagem; Michel Serres

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i1.22208

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)