Limiares rurais nos processos de in(ter)venção da psicologia: narrando Lagoa Bonita do Sul

José Ricardo Kreutz

Resumo


Esta narrativa é uma reorganização de uma palestra proferida em 24 de outubro de 2013 por ocasião da III JORNADA DE PSICOLOGIA - PSICOLOGIA NO ESPAÇO PÚBLICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, em Volta Redonda/RJ, no Campus Aterrado da UFF – Universidade Federal Fluminense. Agora, em 2016, o texto apresenta a narrativa de uma experiência de construção de um serviço de psicologia em um município do interior do Rio Grande do Sul chamado Lagoa Bonita do Sul realizado entre 2003 e 2007. Esta narrativa compõe estudos preliminares de uma problemática de pesquisa sobre limiares que está sendo desenvolvida no grupo de pesquisa TELURICA – Territórios de Experimentação em Limiares Urbanos e Rurais: In(ter)venções em coexistências autorais.

 


Palavras-chave


Palavras-Chave: psicologia; pensamento; in(ter)venção; limiar; interior; território.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i1.22211

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)