O que é uma Tarefa Piagetiana? (Notas para uma Análise Genealógica e Etnográfica)

Autores

  • José Carlos Loredo Narciandi Doutor em Psicologia pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madri, Espanha. Professor de História da Psicologia e Fundamentos Epistemológicos da Psicologia na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madri, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i2.22216

Palavras-chave:

Etnografia, Genealogia, Subjetivação infantil, Tarefas piagetianas

Resumo

 Neste trabalho propõe-se lançar um olhar histórico-genealógico e etnográfico sobre a obra de Jean Piaget e, especialmente, sobre suas conhecidas tarefas de conservação com que pretendia ilustrar a entrada das crianças na etapa de pensamento pré-operatório. Em primeiro lugar, tal obra é vinculada à construção ocidental da infância e aos dispositivos de governo mediados por ferramentas psicopedagógicas. Em segundo lugar, mostra-se como as tarefas piagetianas visibilizam o que interessa ao ponto de vista teórico que as sustenta e invisibilizam outros fenômenos que, de outros pontos de vista, poderiam ser mais interessantes. Introduzir a perspectiva da criança seria um modo de problematizá-las e, ao mesmo tempo, tomá-las como procedimentos de subjetivação, mais do que apenas como provas ou índices do desenvolvimento cognitivo.  

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Publicado

2017-07-24

Edição

Seção

Dossiê Práticas Psi em Países Íbero-Americanos: práticas psi, histórias e narrativas