O que é uma Tarefa Piagetiana? (Notas para uma Análise Genealógica e Etnográfica)
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i2.22216Palavras-chave:
Etnografia, Genealogia, Subjetivação infantil, Tarefas piagetianasResumo
Neste trabalho propõe-se lançar um olhar histórico-genealógico e etnográfico sobre a obra de Jean Piaget e, especialmente, sobre suas conhecidas tarefas de conservação com que pretendia ilustrar a entrada das crianças na etapa de pensamento pré-operatório. Em primeiro lugar, tal obra é vinculada à construção ocidental da infância e aos dispositivos de governo mediados por ferramentas psicopedagógicas. Em segundo lugar, mostra-se como as tarefas piagetianas visibilizam o que interessa ao ponto de vista teórico que as sustenta e invisibilizam outros fenômenos que, de outros pontos de vista, poderiam ser mais interessantes. Introduzir a perspectiva da criança seria um modo de problematizá-las e, ao mesmo tempo, tomá-las como procedimentos de subjetivação, mais do que apenas como provas ou índices do desenvolvimento cognitivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.