Um especialista em silêncios: A mediação musical na teoria de Adorno a partir da psicologia vygotskyana

Autores

  • Iván Sánchez-Moreno

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i2.22219

Palavras-chave:

Psicologia da música, subjetividade, mediação, tecnologia

Resumo

Neste artigo partimos do conceito de ouvir música como atividade psicológica de primeira ordem, exclusivamente humana, que envolve os aspectos subjetivos particulares de relacionamento com uma realidade sonora. Sem dúvida a psicologia se preocupa com os aspectos subjetivos manifestos na experiência estética da música nas inúmeras situações relacionadas a esta experiência. Nosso trabalho pretende destacar o peso que tinha o modelo da subjetividade de Theodor Adorno em estudos relativos à psicologia da música e disciplinas relacionadas. Nós fornecemos uma perspectiva menos determinista que a classificação tipológica de Adorno sobre o ouvinte da música, perspectiva que não relega o sujeito a um papel passivo frente ao objeto musical. Oposto a isso, as propostas construtivistas de Vygotsky introduzem importantes mudanças na concepção psicológica da música, estabelecendo uma dialética entre o sujeito e as tecnologias de reprodução musical ao longo do século XX.

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Biografia do Autor

Iván Sánchez-Moreno

Doutor em Psicologia Básica

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Publicado

2017-07-24

Edição

Seção

Dossiê Práticas Psi em Países Íbero-Americanos: práticas psi, histórias e narrativas