Discursos sobre a reincidência penitenciária: patologização, institucionalização e exclusão social.

Anna Karollina Silva Alencar, Domenico Uhng Hur

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo conhecer diferentes discursos sobre a reincidência em passagens por instituição prisional. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa a Revisão da Literatura, juntamente com a Análise de Conteúdo Categorial. Como resultado, construiu-se três categorias de discursos, a partir dos dados analisados. No discurso da patologização, analisa-se a reincidência por meio de aspectos da personalidade do sujeito que comete crimes. No discurso da institucionalização, aponta-se a reincidência como resultado de características e vivências que ocorrem nas prisões. Por fim, no discurso da exclusão social, o sujeito reincidente é constituído pelo acesso precário a direitos sociais, realidade que o marca antes e após sair da prisão. Conclui-se que em cada categoria há construção de verdades sobre a reincidência e o sujeito reincidente, bem como a constituição de utopias frente à realidade da criminalidade. 


Palavras-chave


Criminalidade; Reincidência; Prisão; Psicologia Social.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i2.22220

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)