Histórias de Vida: experiências e reflexões de pesquisa com idosos de Volta Redonda

Rafaela da Silva Alves, Ronald Clay dos Santos Ericeira

Resumo


Em meados da década de 1940, Volta Redonda, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, recebeu considerável recrutamento de mão-de-obra para a construção da usina de aço: a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Este artigo visa discutir aspectos metodológicos e teóricos de uma pesquisa realizada com idosos aposentados dessa companhia e moradores desse município.  Na pesquisa adotou-se como principal instrumental de coleta de dados o trabalho com histórias de vida por meio das quais se pretendeu compreender o desenvolvimento sócio-histórico do município, bem como desvelar diferentes processos de envelhecimento que acontecem nessa cidade. Baseando-se em questões e escolhas empíricas, este artigo apresenta reflexões sobre a experiência metodológica da construção das narrativas e traz ponderações acerca dessa experiência de coleta de dados. Com isso, almeja-se colaborar com futuros pesquisadores que nutrem expectativas de trabalhar com o método de histórias de vida.

Palavras-chave


história de vida; experiência de campo; Volta Redonda; idosos; trabalho

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i2.22221

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)