Reinventando a relação físico-digital: experiências de aprendizagens com um jogo locativo
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i2.22223Palavras-chave:
jogo digital, jogo locativo, processos de aprendizagem, espaço físico, espaço digital.Resumo
O artigo discute como videogames locativos podem se constituir como uma ferramenta para ampliar a aprendizagem e a interatividade em espaços de educação não formal. Como método de pesquisa, utiliza-se o jogo “Um dia no Jardim Botânico” desenvolvido para ser jogado no Jardim Botânico de Porto Alegre-RS, numa perspectiva de pesquisa-intervenção. Crianças e adolescentes entre 09 e 14 anos foram convidados a jogar. Os resultados evidenciam que o jogo favoreceu a exploração do local, incrementando a curiosidade dos participantes em investigar espaços e aprender conteúdos que estavam presentes no design do jogo. Aponta-se que a relação de contiguidade entre os espaços físico e digital, que caracteriza o jogo locativo, é potente para criar condições de estudo de diferentes dimensões da aprendizagem a partir de um único campo empírico. Esse diferencial pode ser significativo no enriquecimento de espaços de aprendizagem favorecendo uma nova articulação em relação a outras mídias educacionais tradicionais.
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