Do Super Homem ao Superoutro: um filme menor de Edgard Navarro
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i1.22226Palavras-chave:
Superoutro, Menor, Übermensch, Arte, Potência do Falso.Resumo
O texto analisa o filme O Superoutro de Edgard Navarro, visando uma avaliação filosófica do seu procedimento minoritário. Assim, busca em Deleuze e Guattari a noção de menor – freqüentemente tratada pelos autores como um adjetivo das artes que trabalham os devires de uma minoria-, para aplicá-la livremente ao cinema de Navarro. Aqui, o filme menor de Edgard aparece como a prova revolucionária que ganha o seu devido valor na contra-efetuação conceitual empreendida pela filosofia. Com o decorrer da análise, demonstraremos os detalhes desse filme menor, buscando em Nietzsche a inspiração final do nosso procedimento. Afinal, Superoutro e Übermensch trazem a afinidade das minorias ativas, que fazem do processo minoritário das artes a mais alta potência do falso.
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