Um demônio o qual se pode vencer: o mito de El Familiar e as representações do demônio em três filmes argentinos

Autores

  • Marcel Gonnet Wainmayer Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense – PPGCOM/UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i1.22227

Palavras-chave:

Demônio, filme argentino, resistência, mitologia popular

Resumo

O artigo explora as conexões entre a mitologia relacionada com El Familiar, demônio presente na cultura popular do Noroeste da Argentina, e as suas representações em três filmes desse país. A figura diabólica e as suas manifestações políticas e artísticas permitem estabelecer relações entre o surgimento do mito, marcado pelo ingresso da produção capitalista num entorno rural e indígena no final do século XIX, e os processos de identificação e resistência que o próprio mito encarna.

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Biografia do Autor

Marcel Gonnet Wainmayer, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense – PPGCOM/UFF

Possui Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense - PPGCOM/UFF (2017). Linha de pesquisa: Estudos do Cinema e do Audiovisual. Possui Licenciatura em Jornalismo - Universidad Nacional de Lomas de Zamora, Argentina (2004). Atualmente é consultor em comunicação - Food and Agricultural Organization of the United Nations. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase na produção de Cinema e TV. 

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Cinema: pensamento, política e subjetivação