A psicodinâmica do trabalho: principais contribuições ao seu delineamento

Ana Carolina Secco de Andrade Mélou, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Anaclan Pereira Lopes da Silva, Márcia Roberta de Oliveira Cardoso

Resumo


São vários os campos de saber que se debruçam sobre o estudo da categoria trabalho e suas repercussões na vida humana. A Psicodinâmica do Trabalho, pertencente ao âmbito das clínicas do trabalho, é uma das disciplinas que se dedica a esse estudo, mais especificamente à análise da relação entre trabalho e prazer/sofrimento psíquico. O presente estudo objetiva evidenciar as principais contribuições que influenciaram no delineamento da Psicodinâmica do Trabalho. Realizou-se um levantamento bibliográfico em forma de revisão narrativa, compreendendo a produção de artigos científicos, livros e capítulos de livros que apresentassem conteúdo pertinente ao tema. A produção selecionada abrangeu o período de 1990 até o atual. Conforme o encontrado, criou-se os seguintes tópicos: O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA DO TRABALHO NA FRANÇA; A ERGONOMIA SITUADA; A IMPORTÂNCIA DA PSIQUIATRIA E DA PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO; ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE; A RELEVÂNCIA DO MODELO OPERÁRIO ITALIANO; AS INFLUÊNCIAS DA SOCIOLOGIA DE MARX.


Palavras-chave


Psicodinâmica do Trabalho; Psicopatologia do Trabalho; Psicanálise; Marxismo; Modelo Operário Italiano.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i1.22234

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)