A psicodinâmica do trabalho: principais contribuições ao seu delineamento

Autores

  • Ana Carolina Secco de Andrade Mélou Psicóloga. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira Mestrado em Saúde Pública (Ensp) e Doutorado em Saúde Pública (Ensp) Professor Associado I da Universidade Federal do Pará (UFPA) na graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP)
  • Anaclan Pereira Lopes da Silva Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como psicóloga e professora na Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Márcia Roberta de Oliveira Cardoso Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia – PPGP da Universidade Federal do Pará (UFPA). Psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i1.22234

Palavras-chave:

Psicodinâmica do Trabalho, Psicopatologia do Trabalho, Psicanálise, Marxismo, Modelo Operário Italiano.

Resumo

São vários os campos de saber que se debruçam sobre o estudo da categoria trabalho e suas repercussões na vida humana. A Psicodinâmica do Trabalho, pertencente ao âmbito das clínicas do trabalho, é uma das disciplinas que se dedica a esse estudo, mais especificamente à análise da relação entre trabalho e prazer/sofrimento psíquico. O presente estudo objetiva evidenciar as principais contribuições que influenciaram no delineamento da Psicodinâmica do Trabalho. Realizou-se um levantamento bibliográfico em forma de revisão narrativa, compreendendo a produção de artigos científicos, livros e capítulos de livros que apresentassem conteúdo pertinente ao tema. A produção selecionada abrangeu o período de 1990 até o atual. Conforme o encontrado, criou-se os seguintes tópicos: O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA DO TRABALHO NA FRANÇA; A ERGONOMIA SITUADA; A IMPORTÂNCIA DA PSIQUIATRIA E DA PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO; ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE; A RELEVÂNCIA DO MODELO OPERÁRIO ITALIANO; AS INFLUÊNCIAS DA SOCIOLOGIA DE MARX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos