Técnica, Cultura e Atenção

Sávio de Araújo Gomes

Resumo


Considerando as formulações do filósofo francês Gilbert Simondon, buscamos caracterizar a contemporaneidade como uma era técnica. Sob uma das perspectivas existentes em sua obra, analisamo-la a partir de sua diferenciação em relação ao conceito de cultura. Visando compreender o impacto desse arranjo na experiência psíquico-coletiva do ser humano, elegemos a atenção como o processo que, por diversas razões, ocupa lugar privilegiado na mediação desse contexto. Apresentamos, por isso, duas concepções. A primeira, proposta por William James e retomada por Gustavo Ferraz e Virgína Kastrup, discute o que chamamos de “atenção além do foco”. A segunda diz respeito à noção de Ecologia da Atenção proposta por Yves Citton. Ambas têm como ponto de partida a expansão do conceito de atenção, movimento que se adequa às necessidades cognitivas impostas pelo atual cenário tecnosocial. Concluímos que pensar a atenção sob tais perspectivas ultrapassa o nível investigativo conceitual e instaura uma discussão política.

Palavras-chave: técnica, atenção, cultura, Gilbert Simondon, ecologia da atenção.


Palavras-chave


técnica, atenção, cognição, cultura, Gilbert Simondon, ecologia da atenção.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v6i0.22308

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)