Atenção compartilhada e partilha de experiências na produção coletiva de sentidos

Maria Clara de Almeida Carijó

Resumo


Este artigo visa analisar, a partir de uma abordagem enativa, como a atenção compartilhada participa da produção coletiva de sentidos – processo através do qual damos sentido ao mundo através de nossas interações com as pessoas. Tradicionalmente, fenômenos da cognição social como a produção coletiva de sentidos foram investigados a partir de perspectivas cognitivistas, mas, recentemente, vêm se tornando objeto, também, de abordagens enativas da cognição. Entretanto, apesar de os estudos enativistas ressaltarem o caráter incorporado da produção coletiva de sentidos, pouco exploram seu caráter experiencial. Através de um exemplo descrito em primeira pessoa, o presente trabalho pretende lançar luz sobre o caráter experiencial da produção coletiva de sentidos, buscando explicitar, mais especificamente, como a atenção compartilhada participa desse processo. Argumenta-se que a atenção compartilhada desempenha papel central na constituição de um plano comum da experiência, a partir do qual sentidos compartilhados são criados. Além disso, defende-se que, na produção coletiva de sentidos, a atenção compartilhada não apenas ilumina um aspecto do mundo antes desconsiderado, mas faz emergir sujeitos e mundos

Palavras-chave


atenção compartilhada; produção coletiva de sentidos; cognição social; plano comum da experiência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27402

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)