Cuidando de quem cuida: cartografia e atenção conjunta em uma instituição de educação infantil

Autores

  • Bárbara Spinola Saddy UFRJ
  • Beatriz Sancovschi UFRJ
  • Virgínia Kastrup UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27404

Palavras-chave:

atenção conjunta, Educação Infantil, pesquisa cartográfica.

Resumo

O artigo trabalha o conceito de atenção conjunta em sua dimensão de cuidado, levantando questões sobre os efeitos da atenção de educadores e pesquisadores no contexto da educação infantil. Para isso são trazidos e analisados relatos extraídos dos diários de campo de uma pesquisa cartográfica realizada no Centro Padre Agostinho Castejon (CEPAC), instituição filantrópica de educação infantil no morro Santa Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com base nos trabalhos de Daniel Stern e Yves Citton, Daniela Guimarães e Jorge Larrosa, partimos do conceito de atenção conjunta para examinar os modos como a atenção se mostrava nas formas de controle e cuidado nas interações entre educadores e crianças, incluindo em nossa análise os efeitos da atenção dos pesquisadores. A conclusão aponta a relevância de uma aproximação e uma ressignificação do que se entende por cuidado e atenção nos âmbitos da escola e na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Spinola Saddy, UFRJ

Bárbara é mestre em psicologia pelo Programa de Pós graduação em Psicologia da UFRJ. Atualmente atua na área de psicologia clínica e escolar. 

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Dossiê Estudos em Ecologia da Atenção