Cuidando de quem cuida: cartografia e atenção conjunta em uma instituição de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27404Palavras-chave:
atenção conjunta, Educação Infantil, pesquisa cartográfica.Resumo
O artigo trabalha o conceito de atenção conjunta em sua dimensão de cuidado, levantando questões sobre os efeitos da atenção de educadores e pesquisadores no contexto da educação infantil. Para isso são trazidos e analisados relatos extraídos dos diários de campo de uma pesquisa cartográfica realizada no Centro Padre Agostinho Castejon (CEPAC), instituição filantrópica de educação infantil no morro Santa Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com base nos trabalhos de Daniel Stern e Yves Citton, Daniela Guimarães e Jorge Larrosa, partimos do conceito de atenção conjunta para examinar os modos como a atenção se mostrava nas formas de controle e cuidado nas interações entre educadores e crianças, incluindo em nossa análise os efeitos da atenção dos pesquisadores. A conclusão aponta a relevância de uma aproximação e uma ressignificação do que se entende por cuidado e atenção nos âmbitos da escola e na pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.