Impasses na sala de aula, atenção e laboratório estético

Autores

  • Beatriz Sancovschi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Antonio Saléh Amado UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27405

Palavras-chave:

atenção, sala de aula, laboratório estético, produção de subjetividade

Resumo

Não é rara a queixa, por parte dos discentes, de que estar em sala de aula não faz sentido. Por outro lado, os docentes ressentem-se de que ensinar tem sido um desafio. Docentes e discentes encontram-se diante de um impasse que merece ser examinado de perto. O artigo assume essa tarefa, inicialmente, a partir da análise do funcionamento da atenção na sala de aula no ensino superior. Apoiados na ecologia da atenção de Yves Citton, vemos nascer uma complexidade de regimes atencionais que co-existem e se co-afetam, tornando a queixa sobre a (des)atenção insuficiente. Em seguida, assume a proposta dos laboratórios estéticos como modo de intervir sobre os ecossistemas atencionais existentes. Conclui com a aposta de que a ecologia da atenção abre novas perspectivas para enfrentar os impasses vividos nas salas de aula hoje.

 

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Saléh Amado, UERJ

Psicólogo, Doutor em Psicologia Social pelo PPGPS/UERJ. Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ).

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Dossiê Estudos em Ecologia da Atenção