Sobre a atenção conjunta e a sintonia afetiva na dança Contato Improvisação

Manuela Linck de Romero

Resumo


O artigo apresenta o caráter estético e afetivo da atenção na dança Contato Improvisação. Ela foi escolhida para a discussão por permitir explorar a variação da qualidade e do direcionamento atencional, enfatizando a experiência do movimento e do aspecto sensorial dos corpos em interação. O exercício stand, de Steve Paxton, é apresentado para destacar seus efeitos na percepção da “pequena-dança” dos corpos na relação com a gravidade. Com base na abordagem da ecologia da atenção, de Yves Citton (2014), o Contato Improvisação é proposto como um dispositivo produtor de um ecossistema atencional que envolve a experimentação de dois fenômenos característicos das interações humanas – a atenção conjunta e a sintonia afetiva. Ambos são apresentados a partir da ecologia da atenção e do pensamento de Daniel Stern (1985), abordando a dinâmica da atenção em relação aos afetos de vitalidade e à percepção amodal, envolvendo os sentidos da visão, do tato, da propriocepção.


Palavras-chave


Contato Improvisação; ecologia da atenção; atenção conjunta; sintonia afetiva.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27406

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)