Sobre a atenção conjunta e a sintonia afetiva na dança Contato Improvisação

Autores

  • Manuela Linck de Romero Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27406

Palavras-chave:

Contato Improvisação, ecologia da atenção, atenção conjunta, sintonia afetiva.

Resumo

O artigo apresenta o caráter estético e afetivo da atenção na dança Contato Improvisação. Ela foi escolhida para a discussão por permitir explorar a variação da qualidade e do direcionamento atencional, enfatizando a experiência do movimento e do aspecto sensorial dos corpos em interação. O exercício stand, de Steve Paxton, é apresentado para destacar seus efeitos na percepção da “pequena-dança” dos corpos na relação com a gravidade. Com base na abordagem da ecologia da atenção, de Yves Citton (2014), o Contato Improvisação é proposto como um dispositivo produtor de um ecossistema atencional que envolve a experimentação de dois fenômenos característicos das interações humanas – a atenção conjunta e a sintonia afetiva. Ambos são apresentados a partir da ecologia da atenção e do pensamento de Daniel Stern (1985), abordando a dinâmica da atenção em relação aos afetos de vitalidade e à percepção amodal, envolvendo os sentidos da visão, do tato, da propriocepção.

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Biografia do Autor

Manuela Linck de Romero, Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Departamento de Psicologia - Mestrado em Psicologia Clinica

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Dossiê Estudos em Ecologia da Atenção