O exercício da atenção e a experiência estética do espectador no cinema: revisitando Munsterberg

Fabio Montalvão Soares

Resumo


O objetivo deste texto é discutir o tema da atenção do espectador no cinema como possibilidade de acesso à experiência estética, considerando sua inserção num dispositivo voltado à produção, circulação e exibição de obras audiovisuais. Para além da representação idealizada de um indivíduo isolado na sala escura e focado no conteúdo imagético projetado na tela, a investigação sobre a atenção no cinema revela uma dimensão conjunta/coletiva, pela qual o espectador não só tem a possibilidade de apreender o que assiste, mas pode igualmente ressignificar, numa dinâmica participativa e intersubjetiva, o que vê, editando suas próprias leituras sobre o filme. Neste sentido, promovemos um debate sobre a atenção voluntária e involuntária a partir da leitura de Hugo Munsterberg, realizando uma interlocução deste tema com os estudos contemporâneos sobre atenção em autores como Jonathan Crary e Yves Citton. Tal discussão nos abre a possibilidade de pensar o exercício da atenção em sua relação com o plano da experiência, incitando, numa perspectiva estética, a produção de novos modos de subjetivação potencializados no âmbito do dispositivo cinematográfico.


Palavras-chave


Atenção, cinema, intersubjetividade, experiência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27429

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)