O exercício da atenção e a experiência estética do espectador no cinema: revisitando Munsterberg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27429

Palavras-chave:

Atenção, cinema, intersubjetividade, experiência.

Resumo

O objetivo deste texto é discutir o tema da atenção do espectador no cinema como possibilidade de acesso à experiência estética, considerando sua inserção num dispositivo voltado à produção, circulação e exibição de obras audiovisuais. Para além da representação idealizada de um indivíduo isolado na sala escura e focado no conteúdo imagético projetado na tela, a investigação sobre a atenção no cinema revela uma dimensão conjunta/coletiva, pela qual o espectador não só tem a possibilidade de apreender o que assiste, mas pode igualmente ressignificar, numa dinâmica participativa e intersubjetiva, o que vê, editando suas próprias leituras sobre o filme. Neste sentido, promovemos um debate sobre a atenção voluntária e involuntária a partir da leitura de Hugo Munsterberg, realizando uma interlocução deste tema com os estudos contemporâneos sobre atenção em autores como Jonathan Crary e Yves Citton. Tal discussão nos abre a possibilidade de pensar o exercício da atenção em sua relação com o plano da experiência, incitando, numa perspectiva estética, a produção de novos modos de subjetivação potencializados no âmbito do dispositivo cinematográfico.

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Biografia do Autor

Fabio Montalvão Soares, Universidade Federal de Goiás - UFG

Psicólogo, doutor em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, mestre em psicologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás – UFG, Regional Jataí.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Dossiê Estudos em Ecologia da Atenção