Da economia à ecologia da atenção
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27498Palavras-chave:
Atenção, Ecologia da Atenção, Economia da AtençãoResumo
Este artigo é a tradução da introdução do livro Pour une écologie de l’attention, no qual a proposta da Ecologia da Atenção é formulada. Este novo campo de estudos propõe uma reorientação na forma de colocação do problema da atenção buscando superar os limites presentes na economia da atenção. Isto é realizado a partir da crítica de 3 pontos comumente difundidos: o paradigma econômico, a perspectiva individualista e o determinismo tecnológico. Reduzir o estudo das dinâmicas atencionais ao vocabulário econômico impede-nos de formular uma pergunta essencial: como – isto é, em que direção e para que fins – orientar a atenção que dirige nosso futuro? Invertendo nosso modo tradicional de pensar, que parte da atenção individual para compor o horizonte de uma atenção coletiva, partiremos das dimensões coletiva e conjunta para delas destacar as diversas formas de individuação. Longe de ser uma competência puramente técnica, como afirma o discurso economicista predominante, a atenção envolve múltiplas dinâmicas e uma verdadeira sabedoria ambiental – uma ecosofia –, no seio da qual a orientação dos fins é indissociável de uma avaliação em termos de eficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.