Inquietações do presente:a persistência de A História da Loucura no campo da reforma psiquiátrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v7i0.29008

Palavras-chave:

Saúde Mental, Doença Mental, A História da Loucura, Luta Antimanicomial,

Resumo

O livro A história da loucura, de Michel Foucault, é reconhecido como importante bibliografia antimanicomial no Brasil. Dele se pôde extrair uma análise clara sobre como uma lógica manicomial se concretizava até fins do século XX. Contudo, no que tange a contribuição foucaultiana ao campo da luta antimanicomial, algumas questões ainda parecem restar. Há pontos ainda não desdobrados nesse cruzamento das teses foucaultianas e do pensamento/ação da luta antimanicomial que, nos parece, podem apontar para potências ainda não efetuadas no movimento. Tratamos aqui de fazer um percurso e uma retomada da obra foucaultiana ali onde ela toma como objeto as práticas que objetificam a loucura, inserida em um contexto maior de problematização da modernidade, extraindo e formulando questões que podem ser  rebatidas sobre o presente da reforma psiquiátrica brasileira. Este artigo é apenas um primeiro movimento necessário para enfrentar a questão que mais nos interessa: o que pode a luta antimanicomial?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARANTE, P. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Fiocruz,2007.

AMARANTE, P. Saúde mental, desinstitucionalização e novas estratégias de cuidado. In: GIOVANELLA, L. et al (Orgs.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008, p. 735-759.

BASAGLIA, F. A instituição negada: relato de um hospital psiquiátrico. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

BLANCHOT, M. Foucault como o imagino. Lisboa: Relógio d´Água Editores, 1987.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

COLUCCI, M. Que psiquiatria depois de Foucault? (pp. 285-290). In. ARTIERES et al. Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

DONZELOT, J. A Polícia das Famílias. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

DOSTOIEVSKI, F. Crime e castigo. São Paulo: Editora 34, 2009.

ERIBON, D. Michel Foucault, 1926-1984. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

EUGENIO, F.; FIADEIRO, J. Jogo das perguntas: o modo operativo "AND" e o viver juntos sem ideias. Fractal, Rev. Psicol. v. 25 (2), 2013.

FERRERI, R. Michel Foucault, loucura, psiquiatria. In. ARTIERES et al. Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

______________. A casa dos loucos. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1987.

______________. Cronologia. In: Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a.

______________. Loucura, literatura, sociedade. In: Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b.

______________. Prefácio (Folie et déraison). In: Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006c.

______________. A loucura só existe em uma sociedade. In: Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006d.

______________. A loucura e a sociedade. In: Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006e.

______________. Loucura, a ausência de obra. In: Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006f.

______________. O poder psiquiátrico: curso dado no Collège de France (1973-1974). São Paulo: Martins Fontes, 2006g.

______________. História da loucura: na Idade clássica. São Paulo: Perspectiva, 2012.

______________. História da loucura e antipsiquiatria. In: Michel Foucault. Rio de Janeiro, Forense, 2014.

FRAYZE-PEREIRA, J.A. O que é loucura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FURTADO, R., PASSOS, E. Espaço e loucura: uma análise dos espaços de cuidado na reforma psiquiátrica. In: Saúde mental coletiva. Clínicas e vulnerabilidades.São Paulo : Schoba, 2012, p. 409-430.

GROS, F. Foucault y la locura. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 2000.

PINHO, L. Saúde Mental: retrocessos ou contra-reforma? In: 6º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018, Recife, Anais eletrônicos, Unisol, 2018. Disponível em: https://www.abrasme.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=402

ROSE, N. Psicologia como uma ciência social. Psicol. Soc. 20 (2), 2008, p. 155-164.

VERMEREN, P. O que é um louco? In: FONSECA, M. A. da e VEIGA-NETO, A. (orgs.) O mesmo e o outro: 50 anos de História da loucura. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Edição

Seção

Artigos