As intermitências de Beatriz, a aeromoça

Katia Barbosa Macedo

Resumo


O artigo apresenta o caso de Beatriz e a construção contratransferencial da analista a partir do processo analítico da dupla.  Está estruturado visando ilustrar as construções da analista a partir do funcionamento psíquico apresentado pela paciente, visando sua interpretação e elaboração. A lente privilegiada para trabalhar com os conteúdos foi a Kleiniana, onde se enfocou a dinâmica de funcionamento predominantemente na posição esquizoparanóide, e a possibilidade de elaboração dessa visando adentrar na posição depressiva. A paciente apresentava traços de personalidade esquizoide, que se refletia no vínculo analítico da dupla, inclusive na resistência. A discussão do caso pontua que apesar da superação das intermitências, o manejo do processo constituiu fator para ressignificação das representações de vínculos afetivos. Essa elaboração possibilitou a mudança no funcionamento psíquico, indicando a entrada na posição depressiva.  Seguem-se as considerações finais.


Palavras-chave


vinculo; posição esquizoparanoide; esquizoide; depressiva.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v6i0.38233

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)