Da Experiência da dualidade às potências (re)inventivas do uno
Uma vivência com educadores e estudantes
Palavras-chave:
Análise Institucional, Educação, Ecologia, Psicologia EscolarResumo
As problematizações do presente artigo são colhidas a partir da experiência de estágio em Psicologia Escolar Institucional, na rede de Educação Básica de um município do sul fluminense. Ao entrar em contato com o espaço da escola, uma dicotomia de base das relações escolares se apresenta: alunos x professores. Esta dualidade performatizada como rivalidade e conflito será tomada como ponto central de análise, considerando quais suas condições de possibilidade no contemporâneo, bem como por quais vias específicas ela se instala no contexto escolar. A partir desse diagnóstico, se conduz a uma demanda de formulação de diretrizes de atuação da Psicologia no contexto escolar que favoreçam práticas de transversalidade em reposicionamentos subjetivos e a disrupções destas experiências particionadas dissipadas no universo subjetivo daquele contexto, nos mais diferentes aspectos. A dissolução dos entes que sustentam a dicotomia opositiva entranhada na maquinaria escolar faz emergir, por sua vez, uma ecologia na escola que se coloca como objeto de trabalho da Psicologia na escola.
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Acesso em Agosto de 2024.
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