Da Experiência da dualidade às potências (re)inventivas do uno

Uma vivência com educadores e estudantes

Autores

Palavras-chave:

Análise Institucional, Educação, Ecologia, Psicologia Escolar

Resumo

As problematizações do presente artigo são colhidas a partir da experiência de estágio em Psicologia Escolar Institucional, na rede de Educação Básica de um município do sul fluminense. Ao entrar em contato com o espaço da escola, uma dicotomia de base das relações escolares se apresenta: alunos x professores. Esta dualidade performatizada como rivalidade e conflito será tomada como ponto central de análise, considerando quais suas condições de possibilidade no contemporâneo, bem como por quais vias específicas ela se instala no contexto escolar. A partir desse diagnóstico, se conduz a uma demanda de formulação de diretrizes de atuação da Psicologia no contexto escolar que favoreçam práticas de transversalidade em reposicionamentos subjetivos e a disrupções destas experiências particionadas dissipadas no universo subjetivo daquele contexto, nos mais diferentes aspectos. A dissolução dos entes que sustentam a dicotomia opositiva entranhada na maquinaria escolar faz emergir, por sua vez, uma ecologia na escola que se coloca como objeto de trabalho da Psicologia na escola.

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Biografia do Autor

  • Everson Rach Vargas

    Psicólogo. Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorado em Psicologia pela UFF. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia UFF (campus de Volta Redonda). Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0003-4144-548X. E-mail: everson_rv@id.uff.br.

  • Valquíria Mota de Souza, UFF

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, campus de Volta Redonda). Estagiária do projeto "Psicologia Escolar Institucional”. Orcid-ID: https://orcid.org/ 0009-0005-6015-7426. E-mail: valquiriamota@id.uff.br.

  • Sarah Nery, UFF

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, campus de Volta Redonda). Estagiária do projeto "Psicologia Escolar Institucional”. Orcid-ID: https://orcid.org/0009-0005-0045-5472. E-mail: sarahnebt@gmail.com.

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Acesso em Agosto de 2024.

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Publicado

2025-07-13

Edição

Seção

Dossiê Cultivando cuidado: experimentações ético-estético-políticas desde perspe