ABOUT THE AESTHETIC EXPERIENCE AND COLLECTIVE PROCESSES IN RAP BATTLES
Keywords:
batalhas de rap, estética, coletivoAbstract
This article is dedicated to an analysis of the collective dimension of the aesthetic experience in the context of Rap battle.Through a reflection on the dynamics of battles, we realize the important role played by the audience, that gets involved in the inventive process of composing the lyrics witch the MCs in the heat of the events of the show. The rhymes are not the exclusive result of the MC's creativity, but appear in an intersubjective cognitive plot, having the rhythm as a common thread. In such a way that MCs and audience participate in a collective process of production of meanings, in the reinvention of themselves and the world.
Downloads
References
ALVAREZ, J; PASSOS, E. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. (Orgs). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009. p. 131- 149.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.19, p. 20-28, 2002.
ESCÓSSIA, L. O coletivo como plano de coengendramento do indivíduo e da sociedade. São Cristóvão – SE: Editora UFS, 2014.
GALLAGHER, S. Atenção conjunta, ação conjunta e construção participativa de sentido. (Tradução: Fabio M. Soares). Alter: Revue de phénoménologie, Paris, v. 18, p. 110 - 125, 2010.
GOMES, P. A Partilha do Sensível: Jacques Rancière. Revista Brasileira de Bioética, Brasília, 10 (1-4), p. 106-109, 2014.
KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo da cognição. Belo horizonte: Autêntica, 2007.
LIVET, P. La communauté vireuelle : action et communication.Paris :L’Eclat, 1994.
LIVET, P; OGIEN, R. L’Enquête ontologique: du mode d’éxistence des objets sociaux. Paris : Editions EHESS, 2000.
MATURANA, H. R; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2018.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
NÓBREGA, T. P. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos De Psicologia, Natal, 13(2), p. 141-148, 2008.
PASSOS, E. (2008).Um paradigma estético nos estudos da cognição. In: KASTRUP, V; TEDESCO, S; PASSOS, E (Orgs). Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008, p. 197 - 211.
PASSOS, E; EIRADO, A. Cartografia como dissolução do ponto de vista do observador. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. (Orgs). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009. p. 109-130.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Edições34, 2005.
__________. O espectador emancipado. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis, vol 1, n.15, p. 107-122, out. 2010.
REIS, A. C. A experiência estética sob um olhar fenomenológico. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, p. 75-86, 2011.
RODRIGUES, S. Ritmo e subjetividade: o tempo não pulsado. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011.
STERN, D.N. O mundo interpessoal do bebê: uma visão a partir da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
TEIXEIRA, M. A. B. Geração Boom Bap: Sampling e Produção Musical de Rap em Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Artes). Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2018.
TEPERMAN, R. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.
VARELA, F; THOMPSON, E; ROSCH, E. A mente corpórea. Ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ayvu: Revista de Psicologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.