Histórias de Vida: experiências e reflexões de pesquisa com idosos de Volta Redonda

Autori

  • Rafaela da Silva Alves UFRRJ
  • Ronald Clay dos Santos Ericeira PPGPSI/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i2.22221

Parole chiave:

história de vida, experiência de campo, Volta Redonda, idosos, trabalho

Abstract

Em meados da década de 1940, Volta Redonda, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, recebeu considerável recrutamento de mão-de-obra para a construção da usina de aço: a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Este artigo visa discutir aspectos metodológicos e teóricos de uma pesquisa realizada com idosos aposentados dessa companhia e moradores desse município.  Na pesquisa adotou-se como principal instrumental de coleta de dados o trabalho com histórias de vida por meio das quais se pretendeu compreender o desenvolvimento sócio-histórico do município, bem como desvelar diferentes processos de envelhecimento que acontecem nessa cidade. Baseando-se em questões e escolhas empíricas, este artigo apresenta reflexões sobre a experiência metodológica da construção das narrativas e traz ponderações acerca dessa experiência de coleta de dados. Com isso, almeja-se colaborar com futuros pesquisadores que nutrem expectativas de trabalhar com o método de histórias de vida.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rafaela da Silva Alves, UFRRJ

Mestre em Psicologia pela UFRRJ. Graduada em Psicologia.Especialista em Neurociências aplicadas à aprendizagem, reabilitação e longevidade (UFRJ) e em Saúde Pública (UFF). Possui formação técnica em informática, a experiência como Psicologia foi em Gerontologia, estágio na área organizacional, hospitalar e trabalho voluntário em orientação vocacional. Atualmente é Psicóloga na Prefeitura Municipal de Valença - RJ.

Ronald Clay dos Santos Ericeira, PPGPSI/UFRRJ

Possui graduação em Psicologia (2001) e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela Universidade Federal do Maranhão. Possui doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2010). Realizou Pós-Doutorado em Psicologia na Université de Genève (Suíça) como bolsista CAPES (2016). É Professor Adjunto no Departamento de Psicologia e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência na área de Antropologia e de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, relações de gênero, história da psicologia, psicologia da educação, memória cognitiva, memória social, processos psicológicos básicos e direitos humanos. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Social. Atualmente é coordenador do Mestrado em Psicologia (UFRRJ) período 2017-2019

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-07-24

Fascicolo

Sezione

Artigos