A atenção deambulatória: habilidade e aprendizagem na Antropologia Ecológica de Tim Ingold

Autori

  • Gustavo Cruz Ferraz Universidade Federal Fluminense
  • César Pessoa Pimentel FAECTEC

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27506

Parole chiave:

Atenção, Habilidade, Andar, Tim Ingold

Abstract

O artigo é uma investigação teórica sobre a habilidade, tema no qual se entrecruzam prática e teoria, cognição e ação, corpo e pensamento. A perspectiva é definida pela leitura da obra do antropólogo Tim Ingold e toma o andar como exemplo fundamental de habilidade. Vincula habilidade e atenção ganhando distância das teses que definem a atividade como execução de planos mentais. No lugar da representação e do planejamento, concede maior relevância à responsividade aos fluxos materiais, realçando o caráter continuadamente aberto da prática habilidosa. Propõe que o acoplamento entre os pólos passivo e ativo da experiência é uma qualidade própria aos gestos habilidosos. Conclui que a dimensão atencional do andar supera a destreza motora e se funda na sintonia fina entre movimentos corporais e tarefas emergentes.

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Pubblicato

2018-12-20

Fascicolo

Sezione

Dossiê Estudos em Ecologia da Atenção