Aprendendo e ensinando antropologia: a construção de textos entre alunos de um curso de Segurança Pública

Autores

  • Johana Pardo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Hully Guedes Universidade Federal Fluminense

Resumo

Neste artigo, narramos a experiência da prática de leitura e escrita implementada pelas autoras no curso de ensino superior: Tecnólogo em Segurança Pública e Social, oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo consórcio CEDERJ, na modalidade semi-presencial. Como enfoque teórico, utilizamos a perspectiva dos letramentos crítico acadêmicos na universidade, que compreende a leitura e a escrita enquanto prática social, na qual é central o elemento crítico. Esse exercício pressupõe constantes questionamentos, exame da construção e manutenção das diversas ideologias[1] que atravessam as práticas de letramento. Além disso, tentamos motivar junto aos alunos e alunas o aprendizado de compreensão de suas práticas através da antropologia. Como metodologia, partimos da etnografia para a construção narrativa das situações vivenciadas pelas autoras do texto, pois participamos como organizadoras, ministrantes e orientadoras da escrita dos textos.

Palavras-chave: Ensino; Antropologia; Letramento; Segurança Pública.

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Publicado

2024-10-03