Chamadas
As submissões para os Dossiês Temáticos devem ser feitas de acordo com as chamadas abertas no momento. Os Dossiês Temáticos visam promover diálogos sobre temas relevantes e atuais para as Ciências Sociais e Segurança Pública. Certifique-se de que a sua proposta está alinhada com a chamada aberta. Em complemento, os artigos também devem estar de acordo com os critérios para submissão definidos pela revista, que podem ser verificados em https://periodicos.uff.br/campominado/about/submissions
É preciso indicar, durante a submissão, para qual Dossiê o artigo está sendo submetido, essa indicação deve ser feita no campo: "Comentários aos editores".
CHAMADAS ABERTAS:
Dossiê temático “Controle das Atividades Policiais no Brasil”
Organizadoras: Natália Brandão (INCT-InEAC/UFF) e Marilha Gabriela Garau (INCT-InEAC/UFF)
Prazo de envio: 30/11/25.
Previsão de Publicação: 1o semestre 2026.
A revista CAMPO MINADO anuncia abertura da chamada para submissão de artigos para o dossiê temático “Controle das Atividades Policiais no Brasil”. Este número especial busca reunir reflexões interdisciplinares e críticas sobre os diversos mecanismos de supervisão, fiscalização e controle das atividades policiais no Brasil e em outros contextos internacionais.
O objetivo é fomentar debates que contribuam para o aprimoramento das práticas institucionais, a promoção da transparência, a proteção dos direitos fundamentais e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
O controle das atividades policiais pode ser entendido como um conjunto de ações e instrumentos que envolvem diferentes atores e dimensões.
Nesse sentido, este dossiê busca explorar as distinções entre controle institucional (realizado por órgãos internos como corregedorias e auditorias), fiscalização externa permanente (exercida por instituições como o Ministério Público no escopo de suas atribuições típicas) e controle social (promovido pela sociedade civil por meio da participação cidadã, monitoramento e denúncias). Em especial, destaca-se o papel do Ministério Público na articulação entre esses níveis de controle, bem como sua atuação conjunta com corregedorias e auditorias militares. Também são bem-vindos trabalhos que explorem estratégias para promover transparência e accountability nas instituições policiais, o papel da sociedade civil no controle social e na fiscalização das atividades policiais, além de análises sobre os impactos sociais, jurídicos e políticos dos mecanismos de controle. Por fim, estudos comparados que apresentem experiências internacionais capazes de enriquecer o debate sobre o tema serão igualmente valorizados.
Serão aceitos trabalhos que privilegiem abordagens metodológicas qualitativas ou métodos mistos, com vistas a aprofundar a compreensão dos fenômenos relacionados ao controle das atividades policiais. O dossiê valoriza análises que combinem perspectivas teóricas e empíricas, utilizando entrevistas, estudos de caso, análise documental, observação participante ou outras técnicas que permitam explorar a complexidade dos mecanismos de controle institucional, fiscalização externa e participação da sociedade civil. Trabalhos que articulem diferentes métodos para oferecer uma visão mais abrangente e interdisciplinar sobre o tema também serão bem-vindos.
Conforme as normas editoriais disponíveis no site oficial da REVISTA CAMPO MINADO. Aceitam-se textos em português, inglês ou espanhol. Todos os trabalhos serão submetidos ao sistema de avaliação por pares.
