“Na faculdade a gente aprende a pensar”: Uma análise da socialização acadêmica dos alunos do Curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo discutir a convivência civil-militar em nossa sociedade, a partir da participação observante da formação dos “profissionais das carreiras de segurança pública”, no curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense. A construção do conhecimento teórico identificado a partir da construção de uma tipologia sobre as motivações e sentidos dos alunos do curso de Tecnologia apresenta um parâmetro de observação. Baseado na fenomenologia e na sociologia do conhecimento que busca descrever a realidade, este trabalho pretende trazer à tona uma reflexão sobre a forma como os alunos olham o mundo e o experienciam, comparada à forma como estes olham e experienciam as relações no ambiente acadêmico. A presente análise decorre de uma experiência na execução do curso à distância, a partir da coordenação do curso na sede e no Polo Regional de Educação à distância de Nova Friburgo.
PALAVRAS CHAVE: Segurança pública – formação – motivações – sentidos – EAD