A inteligência artificial no letramento acadêmico: Percepções, éticas e práticas
Resumen
Neste artigo, investigamos como um grupo de estudantes de ensino superior percebe os impactos do uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) no desenvolvimento do seu letramento acadêmico. O objetivo central é analisar os usos e as percepções dos alunos em relação ao uso dessas tecnologias nesse contexto. Em nossa fundamentação, recorremos aos conceitos de letramento acadêmico e digital; analisamos a evolução dos assistentes virtuais e refletimos sobre a ética. Justificamos a relevância
do estudo diante do crescimento do acesso a tecnologias de IA e de suas implicações para o ensino superior. A pesquisa segue uma abordagem mista, com caráter exploratório e desenho fenomenológico, inspirada no trabalho de Díaz-Cuevas e Rodríguez-Herrera
(2023). Coletamos dados de 23 alunos de uma universidade pública do Rio de Janeiro, por meio de um Google Forms. Os resultados apontam que os estudantes utilizam IA principalmente para organizar ideias, buscar informações e corrigir textos, embora
tenham preocupações éticas e reconheçam limitações, como a dependência tecnológica e a qualidade das respostas. Concluímos que as IA possuem potencial para auxiliar o processo de desenvolvimento de leitura e escrita, mas seu uso exige desenvolvimento de
habilidades críticas e éticas. O papel do professor é essencial na mediação desse uso consciente.
PALAVRAS-CHAVE: Inteligência Artificial; Letramento acadêmico; Letramento digital.
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- 2025-08-14 (2)
- 2025-08-14 (1)
