Uma Reflexão sobre a qualidade do Curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social na modalidade a distância

Autori

  • Monica Garelli Machado

Abstract

O presente artigo analisa a situação dos alunos ingressantes no período de 2014 a 2017 no curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social, na modalidade a distância da Universidade Federal Fluminense. O recorte do período considera o tempo médio em 6 (seis) semestre para conclusão do curso. No ano de 2017 o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação, obtendo perfil Muito Bom e conceito 4 (quatro). Na modalidade de tecnólogo a distância, o curso apresenta, entre os demais cursos integrantes do Consórcio CEDERJ, o menor índice de evasão e a maior diplomação. Na análise dos ingressantes no referido período, a média do índice de evasão foi de 33% e de Diplomados 49%. O artigo aborda que a capacitação dos recursos humanos – articuladores acadêmicos, mediadores presenciais e a distância, contribui indiretamente no trabalho de mediação entre tutor – aluno, que pode ser percebida no desempenho do curso.

PALAVRAS CHAVE: Educação Superior; Educação a Distância; Avaliação Institucional. 

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Pubblicato

2021-02-02