Da cor ao corpo: estigmas religiosos que atravessam o espaço escolar
Abstract
O presente trabalho visa compreender como a cor e o corpo negro são atrelados aos estigmas religiosos presentes no espaço escolar e como esses afetam a construção do indivíduo enquanto um sujeito social. O principal objetivo é analisar os estigmas ligados as religiões de matriz africana na escola, ressaltando a importância da participação dos estudantes no debate acerca do racismo religioso no espaço escolar. Dessa forma, se faz necessário examinar como as percepções são definidas através de um estigma religioso pautados em uma histórica única e como isso influencia indiretamente em casos de intolerância religiosa observadas nas escolas do município. Portanto, percebe-se como os casos de racismo religioso são frequentes, acarretando os estigmas narrados e vivenciados dentro do espaço escolar pelos alunos e como a ausência da aplicabilidade assertiva da Lei10.639/03 impacta nos comportamentos e discursos produzidos disfarçados de desinformação.
Palavras-chave: Racismo religioso; Conflito racial; Estigmas religiosos; Espaço escolar.