O que dizem a “régua de pika” e a “porta do assédio”: gênero e sexualidade em grafitos de banheiros escolares
Abstract
Os grafitos de banheiros escolares constituem-se usualmente de mensagens e desenhos que referenciam órgãos e práticas sexuais, além de conflitos e brincadeiras jocosas entre as e os jovens. O objetivo deste trabalho é entender os grafitos de banheiros escolares como práticas juvenis que mobilizam os marcadores sociais de gênero, sexualidade, raça e idade. Além da coleta do material nos banheiros, a pesquisa ouviu de um grupo de estudantes suas percepções sobre os grafitos, o que permitiu complexificar aspectos associados às dinâmicas e conflitos escolares em relação direta com a produção e a violência de gênero e estereótipos raciais. A partir dos grafitos “Régua de Pika” (sic) e “Porta do Assédio”, argumento que os pixos se estabelecem como uma forma de expressão das e dos estudantes dentro do território escolar, tanto para se referir à "zueira", quanto para a elaboração de vivências de violência e discriminação.
Palavras-chave: grafitos de banheiro, gênero, sexualidade, assédio, zueira.