Em busca de uma educação sustentável

Autores

  • Leonardo Valente Da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v1i2.12625

Resumo

O Colégio Estadual Baldomero Barbará tem entre seus principais objetivos, a formação profissional e a preparação para o mundo do trabalho. Com a redução em larga escala do ensino noturno nas unidades da rede por conta das políticas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos, percebemos a oportunidade de darmos ênfase a essa formação. Porém, com o advento do Curso Técnico em Química, modalidade Subsequente, a Unidade deparou-se com o problema da falta de oportunidade de estágio para os alunos.

Com a obrigatoriedade do estágio e a escassez de postos para atender essa necessidade do curso, iniciamos a busca pela independência da oferta, execução e controle desse componente curricular. Várias frentes estão em andamento nesse momento, dando a um grupo considerável de alunos essa oportunidade. Projetos de reciclagem de papel reutilizados pela própria Unidade, produção de material de limpeza como cloro, sabão, desinfetante, cera e detergente são exemplos de atividades que são desenvolvidas por alunos do curso e que são contabilizadas como estágio profissional. Também temos alguns casos de alunos que ocupam vagas em empresas da região, tais como CSN, Galvasud, Peugeot, Wolkswagem, Dupont entre outras.

Contudo, todos esses esforços não foram capazes ainda de minimizar os problemas com o abandono de cerca de 75% dos alunos que ingressam no curso em cada semestre.

A necessidade de um projeto maior, que englobe várias frentes, que traga maior valor para a escola, para seus alunos, para a sociedade e para o meio-ambiente motivou a idéia do empreendimento que será apresentado neste plano. Tal projeto visa a produção de energia limpa e barata através   da utilização de bio-combustível usado para abastecer um gerador elétrico capaz de abastecer toda a escola.

Devido ao caráter empreendedor e inovador do referido projeto, seu alinhamento ao Edital 02 da Fundação Novo Brasil e a necessidade da aquisição de equipamentos e dimensionamento da rede elétrica da Unidade, encaminhamos o presente Plano para apreciação e aguardamos aprovação e apoio financeiro para sua execução.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Valente Da Silva, Universidade Federal Fluminense

Diretor Geral do Colégio Estadual Baldomero Barbará

Gestão empreendedora em educação

Downloads

Publicado

2013-08-08

Edição

Seção

Artigos Profissionais