Sala multimídia: novas tecnologias para potencializar o ensino e a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v1i2.12626Resumo
A educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Ela é a base do conhecimento para todas as pessoas
Os grandes desafios que os países enfrentam hoje se encontram a melhoria da qualidade do ensino, a permanência dos estudantes na escola e a ampliação do acesso à educação. Tais desafios estão associados ao papel cada vez mais importante que a educação vem assumindo em todo o mundo por sua relevância na busca do desenvolvimento sustentável da sociedade, na construção da cidadania e no combate à exclusão social. A construção de políticas públicas baseadas nessa perspectiva constitui-se estratégia primordial para assegurar a universalização do acesso, a permanência e a aprendizagem em todas as etapas da educação básica. A mudança de ideologia impregnada na sociedade, uma alteração da concepção de ensino e do papel da escola enquanto instituição social. Busca-se uma escola democrática, pluralista, que venha valorizar a diversidade frente às problemáticas sociais perpassadas pelo educador e educando.
No Colégio Estadual Dulce Petri buscamos constantemente melhorar a qualidade do ensino, através de aulas atrativas e projetos multidisciplinares. Um dos fatores que influenciam a aprendizagem é o ambiente, o espaço onde é realizada a aprendizagem. Pensando nisso, apesar do pouco espaço físico que a Unidade Escolar tem, optamos em transformar um dos espaços e criar a sala multimídia.
Para realização deste projeto o valor solicitado ao edital será de R$ 27.439,00, que será destinado a reforma da sala, material de consumo, compra de mobiliário e de equipamento multimídia e serviços.
O projeto vem de encontro aos anseios de professores e alunos por um espaço diferente e atraente que ajude a motivar a aprendizagem, pois as aulas serão ministradas com equipamentos diferentes aos utilizados nas salas de aula convencionais da Unidade Escolar.
Este projeto vem de encontro ao EDITAL nº 2 – Projetos Inovadores em Educação – Fundação Novo Brasil – Educação para o Futuro, da qual esperamos o apoio financeiro para implementação deste empreendimento que segue nos próximos capítulos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.