A inclusão digital do educador
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v1i2.12627Resumo
O Plano de Empreendimento aqui apresentado fará com que nossa escola EE Jean Piaget passe por uma profunda reformulação na maneira do professor preparar suas aulas. Esse professor uma vez mais seguro em utilizar as novas tecnologias irá estabelecer um contato mais próximo com a realidade do seu aluno, tornando suas aulas mais atraentes, dinâmicas e envolventes. A Inclusão Digital do Educador caracterizará um ponto de partida, onde o retorno esperado será a melhoria na aprendizagem e elevação dos índices nas avaliações externas como SARESP e SAEB. Estaremos focando nos alunos considerados abaixo do básico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A ideia do nosso Projeto é contratar um profissional Técnico da área de informática para a capacitação de nossos professores. A capacitação ocorrerá em três etapas, nos períodos de ATPC às quartas-feiras na própria escola. Para que tal evento ocorra supriremos o nosso laboratório de informática já existente com novos computadores e periféricos. Serão feitas novas instalações e adequações e para isso precisaremos pouco mais de setenta mil reais conforme nossos planejamentos, pois, em se tratando de uma escola estadual contamos também com recursos e investimentos do próprio governo estadual . Temos professores determinados e desejosos em aprender a fazer o uso das novas ferramentas, pois, sempre que esses professores presenciam atividades feitas por dois de seus colegas já familiarizados com as mídias , querem poder fazer o mesmo, mas esbarram no medo . Medo de errar, de saber menos que seu aluno, de utilizar o equipamento de forma errada, enfim, medo de apropriar-se das novas ferramentas. Essa capacitação partirá do básico. O objetivo é capacitarmos em 100% nossos professores e fazê-lo utilizar tudo que aprendeu diretamente com seu aluno na preparação das suas aulas e na comunicação com o educando. Com isso esperamos que a aprendizagem sofra um impacto de modo a elevar os índices de aprovação internos e externos .
O fato da nossa escola ter sido contemplada com o Programa de Ensino Integral nos fez pensar que com todo o investimento que já está ocorrendo, com laboratórios, salas de vídeo, computadores, etc., era necessário envolver o professor nisso tudo. Dessa forma surgiu esse projeto partindo de um pedido dos próprios educadores visando melhorias na aprendizagem e nos resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.