Consultoria para a diversão: como gerenciar o mercado de entretenimento?

Autores

  • Christian Tirelli Universidad de Castilla-La Mancha, Toledo, Espanha
  • Sabrina de Lima e Silva Garcia Universidade Federal Fluminense (UFF) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Eliza do Nascimento Fonseca Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v1i1.12634

Resumo

Com o crescimento acelerado do consumo de serviços de entretenimento no Brasil, torna-se necessário entender de que forma as empresas que atuam neste mercado estão se preparando para gerir adequadamente seus negócios. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo investigar as necessidades estratégicas de tais empresas, a fim de avaliar a implantação de uma consultoria especializada em entretenimento. Por meio de uma análise prévia de dados secundários, identificou-se que não há uma empresa no Brasil que esteja focada neste negócio. Para comprovar tais dados, foi realizada uma pesquisa qualitativa com especialistas de diversas áreas do entretenimento, que geraram informações relevantes para a etapa quantitativa da pesquisa, também realizada com funcionários de empresas do setor do entretenimento. Os resultados das pesquisas permitem concluir que há oportunidade para que uma consultoria em entretenimento atue no Brasil, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o setor cresce com maior velocidade. Além disso, foi possível identificar que as principais atividades de consultoria desejadas pelos clientes são pesquisas de marketing, treinamento e desenvolvimento de pessoas e desenhos de projetos para busca de patrocinadores.

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Biografia do Autor

Christian Tirelli, Universidad de Castilla-La Mancha, Toledo, Espanha

Marketing - Comportamento do Consumidor

Sabrina de Lima e Silva Garcia, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Cinema

Eliza do Nascimento Fonseca, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Marketing

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Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos Profissionais