Trajetórias de acumulação de competências tecnológicas e processos de aprendizagem: proposta de modelo analítico para agências de viagens e operadoras turísticas
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v1i1.12635Resumo
Este artigo tem como objetivo principal propor modelo de identificação de trajetórias de acumulação de competências tecnológicas para empresas do setor de agenciamento de viagens e operações turísticas, e examinar o impacto dos processos de aprendizagem sobre estas trajetórias. Para atingir tal objetivo, buscou-se a literatura de inovação e aprendizagem tecnológica em organizações de países industrializados e em processo de industrialização. A maioria dos estudos que descrevem modelos de avaliação da capacidade inovadora e de aprendizagem tecnológica focaliza indústrias. Nesta literatura, escassas são as pesquisas que tratam do setor deagenciamento de viagens. A partir desta teoria, foram adaptadas duas estruturas para as empresas do setor de agências de viagens: a matriz de competências tecnológicas e a de análise de processos de aprendizagem. Com base nas evidências na literatura, verificou-se que: (1) o modelo proposto pode ser adequado para identificar a trajetória da acumulação de competências tecnológicas neste setor; (2) a combinação de diferentes mecanismos de aprendizagem pode impulsionar a evolução desta trajetória; e (3) além desta variedade de ações, a recorrência, o funcionamento e a interação entre os diferentes processos de aprendizagem potencializam a conversão do conhecimento do nível individual para sistemas e rotinas organizacionais, possibilitando um maior nível de competitividade para estas organizações. Propõe-se uma generalização analítica da metodologia do estudo para outras empresas do mesmo setor, a fim de ampliar as evidências de agências e operadoras, e contribuir para a prática de gestão destas organizações.
Palavras-Chave: Inovação, Competências Tecnológicas, Processos de Aprendizagem, Turismo, Agências de Viagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.