Preparação dos alunos de Administração participantes de empresas juniores para o mercado de trabalho

Autores

  • Francisco Cavalcanti Reis UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v2i1.12650

Resumo

O presente artigo busca identificar como os estudantes do curso de Administração que atuaram em Empresas Juniores percebem as experiências e vivências neste tipo de organização como fatores de formação e qualificação profissional, preparando-os para a inserção em um cenário marcado pelo desemprego e alto nível de competitividade. Para isso, utilizou-se uma metodologia quantitativa descritiva, com a aplicação de um questionário estruturado para 103 estudantes de Administração que participaram de uma Empresa Junior durante a graduação. Por meio da análise dos resultados, embasada no referencial teórico elaborado, foi possível constatar que a Empresa Junior aparece como alternativa eficaz para suprir as carências do ensino identificadas nas universidades, as quais apesar de terem sido consideradas importantes para a formação e qualificação profissional, apresentam deficiências quanto ao ensino prático e com divergências entre os setores de atuação para os quais elas preparam seus empresários juniores e os setores onde eles desejam exercer sua profissão. Avaliou-se que por meio das vivências e experiências adquiridas na Empresa Junior, é oportunizado ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis para um Administrador que não estariam contempladas no ensino oferecido nas salas de aula da graduação, além de possibilitar o delineamento de um plano de carreia inicial.

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Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos