Preparação dos alunos de Administração participantes de empresas juniores para o mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v2i1.12650Resumo
O presente artigo busca identificar como os estudantes do curso de Administração que atuaram em Empresas Juniores percebem as experiências e vivências neste tipo de organização como fatores de formação e qualificação profissional, preparando-os para a inserção em um cenário marcado pelo desemprego e alto nível de competitividade. Para isso, utilizou-se uma metodologia quantitativa descritiva, com a aplicação de um questionário estruturado para 103 estudantes de Administração que participaram de uma Empresa Junior durante a graduação. Por meio da análise dos resultados, embasada no referencial teórico elaborado, foi possível constatar que a Empresa Junior aparece como alternativa eficaz para suprir as carências do ensino identificadas nas universidades, as quais apesar de terem sido consideradas importantes para a formação e qualificação profissional, apresentam deficiências quanto ao ensino prático e com divergências entre os setores de atuação para os quais elas preparam seus empresários juniores e os setores onde eles desejam exercer sua profissão. Avaliou-se que por meio das vivências e experiências adquiridas na Empresa Junior, é oportunizado ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis para um Administrador que não estariam contempladas no ensino oferecido nas salas de aula da graduação, além de possibilitar o delineamento de um plano de carreia inicial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.