Classes Interativas: uma proposta pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v2i2.12653Resumo
Em 2011 o atual Secretário de Educação Wilson Risolia assume a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e inicia o processo de reestruturação do ensino. Dentre as principais medidas: elevar os índices nacionais da educação pública estadual que na época encontrava-se em 26º lugar. Hoje depois de se passarem três ( 3) anos na Gestão como Secretário, o Rio de Janeiro encontra-se em 3º lugar.
A partir da utilização dos resultados obtidos no IDEB e a implementação das avaliações externas, consegue-se aplicar ações efetivas com intuito de melhorar o desempenho dos alunos, como diagnosticar as disciplinas críticas que apresentam maior número de alunos com dificuldade e suas causas. Ao mesmo tempo em que desenvolve essas ações, possibilitou aos gestores das Unidades Escolares um curso de pós graduação (MBA), que torna efetivamente até então um professor regente em um Gestor, para atender as reais demandas de cada escola.
Verificamos nas últimas avaliações externas, que nas disciplinas críticas não conseguimos diminuir e reverter os resultados negativos do processo ensino-aprendizagem dos alunos em nossa Unidade Escolar.
O crescente e irreversível avanço da tecnologia em todos os campos da vida do ser humano demanda uma constante reciclagem nos métodos de ensino-aprendizagem oferecidos pelas instituições de ensino. O Instituto de Educação Governador Roberto Silveira almeja, através deste projeto piloto nas escolas públicas de formação de professores, acompanhar esses avanços que envolvem a vida do aluno.
A parceria com uma grande empresa renomada no setor de tecnologia (Hitachi), que além da doação de 21 equipamentos (Lousa Digital), no valor total de R$76.650,00 fornecerá suporte pedagógico propiciando que este projeto possa ser desenvolvido na prática.
Temos o intuito de elevar o desempenho e melhorar os resultados das disciplinas críticas elencadas neste projeto, além de diminuir a evasão escolar com aulas mais atrativas e significativas, com isto apresentamos este projeto com o custo de investimento no valor de R$ 89.885, 25.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.