Musicando: inserção social e cultural pela música

Autores

  • Maria de Fátima Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v2i2.12654

Resumo

Flautas, alunos e professores compõem um cenário onde a atividade musical favorece o desenvolvimento integral do ser humano.

O objetivo geral do Projeto Musicando é realizar aulas de flauta doce para os alunos da EE Professor Alberto Ferriani, visando reduzir o índice de evasão escolar, além de promover o desenvolvimento das habilidades infantis através da educação musical. Tem como objetivo também incrementar, com estas atividades, a formação e a qualidade de vida dos alunos, tudo isso realizado em atividades grupais, visando a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

Os resultados dessa formação musical vão além do aprendizado musical estão presentes também na melhoria do desempenho dos alunos nas escolas. O exercício da música desenvolve a capacidade de concentração tendo implicações no desempenho em sala de aula.

O Projeto Musicando visa também ser uma proposta de ensino para formar jovens à responsabilidade, à cidadania e ao empreendedorismo:

Responsabilidade, porque para freqüentar o projeto o aluno tem que ter presença nas aulas regulares;

Cidadania, pois independente das diversas expressões, etnias, classes sociais, idades e credos - o que importa no ambiente da música é o ser humano e seu sentido artístico. Portanto, a arte como linguagem universal e expressão do espírito humano e,

Empreendedorismo, pois o projeto visa também manter o jovem crescendo, fazendo arte, primeiro para ele mesmo, depois para sua família e depois, para o mundo, incentivando para que se torne um agente transformador e empreendedor de sua própria vida.

Fazendo isto vamos de encontro aos anseios dos pais quando, no início do ano, pediram à escola: O que mais a escola tem para oferecer aos nossos filhos? Queremos alguma coisa diferente, que possa servir realmente para ele no futuro”.

Anseios de uma comunidade carente, que vê na escola, no estudo de seus filhos uma esperança de dias melhores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

Artigos Profissionais