Espaço olhar digital
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v2i2.12657Resumo
As mídias podem trazer à tona as novas linguagens comunicacionais, que são importantes para as novas formas de ensinar e aprender, tornando os sujeitos participantes desta sociedade globalizada. É a partir da aquisição das informações e dos conhecimentos que os indivíduos têm uma visão de mundo diferenciado, pois na medida em que se adquirem novos conhecimentos também se tornam diferentes. A realidade escolar aos poucos vem mudando e modernizando a exemplo das possibilidades de uso das mídias como, a TV, vídeo, DVD, projetor multimídia, internet.
Através da ação “Resgatando IF” realizada pela Equipe Pedagógica, na qual o objetivo foi conscientizar os alunos com baixo rendimento e diagnosticar as dificuldades no processo ensino-aprendizagem, a escola identificou um jovem que já repetiu o ano duas vezes e reclamou da qualidade das aulas e da forma de avaliação. Assim, ficou claro que a escola precisa se aproximar da realidade dos alunos, entender as suas expectativas e anseios e envolvê-los de forma a adequar melhor a Proposta Pedagógica às necessidades, aprimorando o ensino e torná-lo mais atrativo. Vários alunos usam celulares e tem acesso à internet, utilizando a rede para acompanhar as novidades sobre tecnologia e entrar nas redes sociais. É necessário melhorar a infraestrutura, fornecendo ao professor e a prática pedagógica suporte tecnológico.
Assim, o Projeto Espaço Olhar Digital visa implantar salas de mídia na escola e adaptar espaços, e tem como objetivo dinamizar a prática pedagógica adequá-la às necessidades da clientela e tornar as aulas mais atrativas recheadas de fóruns, apresentações, seminários, discussões em sala de aula e trabalhos em grupo. É importante ressaltar que a escola ganhou projetos e programas que valorizam o uso das tecnologias, como a modalidade de ensino NEJA e o Reforço Escolar, nos quais existe formação específica. Ao final das ações, a escola promoverá uma Feira Tecnológica, que será a culminância dos trabalhos realizados.
Será necessário um empreendimento de recursos tecnológicos, como computadores, data show, lousa digital, TV, DVD, Wifi, quadro branco escolar, armários e reforma da estrutura das salas como fiação, pintura e climatização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.