Revitalização de espaços culturais/pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v2i2.12658Resumo
A Escola Estadual Professora Ana Pinto Duarte Paes trabalha no modelo Ensino Integral nos segmentos: Ensino Fundamental Ciclo II – Anos Finais e Ensino Médio; que prima pela excelência acadêmica no apoio integral aos projetos de vida dos alunos.
Durante as análises para a elaboração do plano de ação da escola, que determina os objetivos e as metas para efetivar uma aprendizagem com excelência acadêmica, detectou-se a necessidade de privilegiar adequações de espaços para oportunizarem a transformação das dinâmicas e das metodologias diferenciadas de sala de aula, abrangendo a diversidade cognitiva e seduzindo os alunos a envolverem-se em seus próprios processos de aprendizagem, tendo como principais objetivos:
Associar o sentimento de liberdade da juventude com o ambiente pedagógico;
Desenvolvimento de ações protagonistas.
A proposta é revitalizar espaços para serem utilizados nas atividades de cunho pedagógico que serão alinhavadas pelos professores das disciplinas do currículo e da parte diversificada, através de projetos que tenham como foco central o envolvimento dos alunos do Ensino Médio.
O PROEMI (programa ensino médio inovador – mec/fnde) está sendo um facilitador para a realização deste projeto, pois suprirá a necessidade das verbas para sua execução.
Para que este projeto tenha sucesso inovador todo o processo será registrado e divulgado nos murais da escola através de cartazes com fotos de todas as fases/etapas da revitalização, publicação no Blog da escola e em reuniões de pais.
O principal resultado que a escola almeja é o aumento do índice do IDESP, sendo o foco principal a melhoria do indicador de fluxo.
O valor estimado para utilização na revitalização da estrutura física é de R$ 11.120,00, porém após seu término haverá as despesas administrativas e de pessoal prevista em R$ 68.513,76/ano; investimentos estes, que visarão um melhor aproveitamento dos espaços culturais/pedagógicos no interior da escola além de oportunizar momentos diferenciados de convivência e aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.