Revitalização de espaços culturais/pedagógicos

Autores

  • Maria Marinho

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v2i2.12658

Resumo

A Escola Estadual Professora Ana Pinto Duarte Paes trabalha no modelo Ensino Integral nos segmentos: Ensino Fundamental Ciclo II – Anos Finais e Ensino Médio; que prima pela excelência acadêmica no apoio integral aos projetos de vida dos alunos.

Durante as análises para a elaboração do plano de ação da escola, que determina os objetivos e as metas para efetivar uma aprendizagem com excelência acadêmica,  detectou-se a necessidade de privilegiar adequações de espaços para oportunizarem a transformação das dinâmicas e das metodologias diferenciadas de sala de aula, abrangendo a diversidade cognitiva e seduzindo os alunos a envolverem-se em seus próprios processos de aprendizagem, tendo como principais objetivos:

Associar o sentimento de liberdade da juventude com o ambiente pedagógico;

Desenvolvimento de ações protagonistas.

A proposta é revitalizar espaços para serem utilizados nas atividades de cunho pedagógico que serão alinhavadas pelos professores das disciplinas do currículo e da parte diversificada, através de projetos que tenham como foco central o envolvimento dos alunos do Ensino Médio.

O PROEMI (programa ensino médio inovador – mec/fnde) está sendo um facilitador para a realização deste projeto, pois suprirá a necessidade das verbas para sua execução.

Para que este projeto tenha sucesso inovador todo o processo será registrado e divulgado nos murais da escola através de cartazes com fotos de todas as fases/etapas da revitalização, publicação no Blog da escola e em reuniões de pais.

O principal resultado que a escola almeja é o aumento do índice do IDESP, sendo o foco principal a melhoria do indicador de fluxo.

O valor estimado para utilização na revitalização da estrutura física é de R$ 11.120,00, porém após seu término haverá as despesas administrativas e de pessoal prevista em R$ 68.513,76/ano; investimentos estes, que visarão um melhor aproveitamento dos espaços culturais/pedagógicos no interior da escola além de oportunizar momentos diferenciados de convivência e aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

Artigos Profissionais