Recuperação de estudos: Uma busca pela educação de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v2i3.12660Resumo
Um olhar mais aprofundado sobre o Colégio Estadual Mário Tamborindeguy mostrou alguns problemas que devem ser atacados para um melhor desempenho escolar dos alunos. Os últimos resultados das avaliações externas mostraram que a escola não consegue atingir as metas estabelecidas pelo MEC, medido através do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ). Os resultados internos também mostraram que as disciplinas que mais reprovam em nossa unidade escolar são Língua Portuguesa e Matemática, principais disciplinas avaliadas nos exames externos. Constatação que a escola não vem fazendo um trabalho efetivo de recuperação de estudos. As “Oficinas de Aprendizagem”, aqui propostas, aliam o uso de tecnologias de informação e comunicação para despertar o interesse do aluno em participar e realizar com sucesso a recuperação de estudos. Nas oficinas, os alunos utilizarão o laboratório de informática da escola e terão acesso aos diversos materiais voltados para esse fim utilizando mídias próprias e uma plataforma especifica que visam junto trabalhar com o conteúdo de maneira diversificada e prazerosa. O projeto foi criado para auxiliar os alunos na busca pela recuperação de habilidades que deixaram de ser adquiridas no decorrer do processo de aprendizagem. O 9ano do Ensino Fundamental foi escolhido porque é um dos focos das avaliações externas e é avaliado com uma maior periodicidade. Além disso, percebemos que muitos alunos evadem ou pedem transferência nesta fase. Esses alunos precisam ser observados mais de perto porque devem permanecer e cursar o Ensino Médio em nossa unidade escolar. Os objetivos estratégicos do projeto repousam sobre principais problemas apontados no diagnóstico da escola. São eles: Aumentar a quantidade de habilida des adquiridas em Língua Portuguesa e Matemática no 9 ano de escolaridade; diminuir a quantidade de professores e alunos em absenteísmo escolar; tornar as aulas de Língua Portuguesa e Matemática mais atrativas. A escola possui um laboratório de informática pouco utilizado e com internet banda larga. E como os alunos da nossa escola valorizam muito os recursos digitais e de internet, identifiquei nas oficinas de aprendizagem a oportunidade de unir esses fatores para aumentar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Portanto, o valor solicita do através de Edital que totalizam R$ 75.382,88 servirá para melhoria da infraestrutura desse espaço e sua modernização, para financiar a contratação de um profissional especializado em tecnologias de informação, elaboração de uma plataforma de aprendizagem única para este laboratório e capacitar os profissionais que utilizarão esse novo recurso. Como contra partida, a escola pode oferecer o trabalho de toda uma equipe de profissionais especializados e uma estrutura adequada e aprazível para realização das oficinas de aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.