Leitura e letramento

Autores

  • Emília dos Santos Soares Escola Estadual Luiz Gama– Araçatuba

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v2i3.12663

Resumo

A possibilidade de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico sempre existe. Acreditarmos que o estímulo ao fortalecimento da capacidade leitora e escritora poderá conduzir as pessoas a melhorarem suas condições deexpressão e comunicação tanto verbal quanto escrita é apostar na evolução intelectual do ser humano. Quando pensamos em implantação de uma sala de leitura convenientemente instalada e sob a tutela de profissionais capacitados para bem atuar, a expectativa aliada à nossa experiência, nos remete a esperar resultados promissores rumo à superação de inúmeras dificuldades que se relacionam à leitura, escrita de textos e verbalização. O investimento em instalações elétricas, informatização, mobiliário específico, recursos humanos, remanejamento de sala administrativa para disponibilização de espaço físico, diante dos avanços que certamente serão agregados à aprendizagem dos estudantes, se tornam perfeitamente viáveis permitindo muito mais qualidade aos serviços educacionais. A valorização do saber cultural e acadêmico tende a repercutir num processo de transformação pessoal com substanciais transformações sócio culturais em direção a uma sociedade mais solidária, humanizada e cooperativa, uma vez que, a compreensão de diferentes fatos e fenômenos auxilia o ser humano nesta sua trajetória pela vida e a leitura constitui-se num instrumento de valiosa importância na formação cidadã.

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos