Monitoria positiva
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v2i3.12665Resumo
O projeto “Monitoria Positiva” tem por objetivo estabelecer uma equipe de monitoria formada por alunos do Ensino Médio, que trabalhará em parceria com a equipe docente, promovendo encontros para estudo dirigido de matemática. Com este projeto o colégio pretende possibilitar a aprendizagem e utilização de diferentes linguagens matemáticas, aumentar o nível de compreensão dos alunos em conceitos matemáticos e, principalmente, desenvolver o hábito do trabalho coletivo favorecendo a estruturação do pensamento lógico. Este projeto se justifica pois detectamos uma defasagem no ensino-aprendizagem da matemática que vem prejudicando significativamente o alcance das metas estipuladas pelo colégio. Nesta proposta serão formados grupos de alunos monitores que atuaram em parceria com a equipe docente para dirimir dúvidas e debater assuntos referentes a disciplina em questão, atendendo alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. Para atingir estes objetivos contarem os com a ajuda de alguns professores da UFF que auxiliarão nossos alunos e professores na conquista de resultados positivos. Com esta parceria planejamos oportunizar novas experiências aos nossos alunos, tornando-os responsáveis pelo bom rendimento do grupo, além de contribuírempara o aumento da renda familiar. Desta maneira, o aluno se mantém vinculado à escola não apenas por sua formação básica, mas atrelando a ela a sua capacitação profissional inicial. Pretendemos conseguir que uns estimulem os outros a participarem de um reforço coletivo, interagindo na construção do conhecimento e reduzindo substancialmente o percentual de reprovações em matemática. Inicialmente, serão cadastrados 5 monitores, número que poderá ser ampliado nos anos subsequentes, podendo também ser aplicado para outras disciplinas. Para esta proposta necessitamos de um investimento de, aproximadamente, R$ 63.000,00, divididos em despesa com capital, custeio e pagamento de terceiros. Em contrapartida o colégio disponibilizará cerca de R$ 82.000,00 em serviços e despesas. Com este projeto, que atende aos requisitos do edital, o Colégio Estadual Joaquim Távora pretende trazer resultados positivos para esta comunidade escolar, introduzindo o hábito do estudo coletivo, reduzindo as taxas de reprovação e colaborando para o alcance das metas federais e estaduais de desempenho escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.