Editorial
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v3i1.12666Resumo
Nosso primeiro número de 2015 traz os Planos de Empreendimentos elaborados por alunos das turmas do Rio de Janeiro e São Paulo do curso de MBA em Gestão Empreendedora do ano de 2014. Desta forma, continuamos com o estímulo às publicações na linha de Educação e Empreendedorismo.
Nesta edição, os planos contemplam diferentes áreas do ensino, com propostas para transformar a realidade escolar.
O primeiro projeto Alimentação Saudável e transdisciplinaridade: possibilidades e desafios de Ricardo Antonio de Barros, se propõe a trabalhar a inter e transdisciplinaridade a partir da implementação do cultivo de legumes e hortaliças e o estímulo aos alunos para que tenham uma alimentação saudável e um maior envolvimento com a escola Escola SESI “José Pilon”, em Cerquilio/SP.
No projeto Reforço Escolar, o segundo projeto desta edição, Nelson Petz Junior desenvolve um mecanismo de apoio escolar aos alunos da Escola Estadual Albino Fiore, localizada em Caieiras/ SP, a partir da utilização de espaços ociosos e do trabalho no contra turno, aplicando diferentes metodologias de ensino e minimizando as principais dificuldades dos alunos.
No terceiro trabalho, Tania Cruxatti de Lima, da Escola Estadual Parque Macaraja II (Santo André – SP) busca avançar no ensino de matemática para o Ensino Fundamental, diagnosticado com baixo desempenho e estabilização nas avaliações. Dessa forma, o projeto AVA – Matemática se propõe a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e motivar os alunos a ultrapassarem suas potencialidades
O quarto trabalho é de Fernanda Machado Pontes da Escola Estadual Zuleika Rapôso Valladares (Niterói – RJ). Intitulado Labótica Pedagógica o projeto foi desenvolvido para a implantação um laboratório de Matemática/Física/Robótica, onde serão realizados minicursos, empréstimos de materiais e atendimento a alunos e professores, com o objetivo de recuperar e oferecer reforço para a disciplina de Matemática das turmas de 7os e 9os anos,
O quinto Plano de Empreendimento, Cursinho Pré-Vestibular Alexandre von Humboldt, de Maria de Fátima Braz Aragão Rizzo, tem como objetivo criar um momento de reflexão e diagnóstico para a Escola Estadual Alexandre von Humboldt (São Paulo/SP), como também estimular e preparar seus alunos para uma carreira e ingresso na universidade.
Encerrando o nosso número, o sexto projeto, O mundo do mel, de Maria Cássia Sobreiro Dias Caldas, tem como objetivo melhorar o desempenho de seus estudantes em Português e Redação a partir da interdisciplinaridade dessas disciplinas com as Artes e a criação de um livro. O projeto será desenvolvido no âmbito da Escola SESI de São João da Boa Vista(São Paulo).
Boa Leitura!
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.