Editorial

Autores

  • Sidinei Rocha-de-Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v3i1.12666

Resumo

Nosso primeiro número de 2015 traz os Planos de Empreendimentos elaborados por alunos das turmas do Rio de Janeiro e São Paulo do curso de MBA em Gestão Empreendedora do ano de 2014. Desta forma, continuamos com o estímulo às publicações na linha de Educação e Empreendedorismo.

Nesta edição, os planos contemplam diferentes áreas do ensino, com propostas para transformar a realidade escolar.

O primeiro projeto Alimentação Saudável e transdisciplinaridade: possibilidades e desafios de Ricardo Antonio de Barros, se propõe a trabalhar a inter e transdisciplinaridade a partir da implementação do cultivo de legumes e hortaliças e o estímulo aos alunos para que tenham uma alimentação saudável e um maior envolvimento com a escola Escola SESI “José Pilon”, em Cerquilio/SP.

No projeto Reforço Escolar, o segundo projeto desta edição, Nelson Petz Junior desenvolve um mecanismo de apoio escolar aos alunos da Escola Estadual Albino Fiore, localizada em Caieiras/ SP, a partir da utilização de espaços ociosos e do trabalho no contra turno, aplicando diferentes metodologias de ensino e minimizando as principais dificuldades dos alunos.

No terceiro trabalho, Tania Cruxatti de Lima, da Escola Estadual Parque Macaraja II (Santo André – SP) busca avançar no ensino de matemática para o Ensino Fundamental, diagnosticado com baixo desempenho e estabilização nas avaliações. Dessa forma, o projeto AVA – Matemática se propõe a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e motivar os alunos a ultrapassarem suas potencialidades

O quarto trabalho é de Fernanda Machado Pontes da Escola Estadual Zuleika Rapôso Valladares (Niterói – RJ). Intitulado Labótica Pedagógica o projeto foi desenvolvido para a implantação um laboratório de Matemática/Física/Robótica, onde serão realizados minicursos, empréstimos de materiais e atendimento a alunos e professores, com o objetivo de recuperar e oferecer reforço para a disciplina de Matemática das turmas de 7os e 9os anos,

O quinto Plano de Empreendimento, Cursinho Pré-Vestibular Alexandre von Humboldt, de Maria de Fátima Braz Aragão Rizzo, tem como objetivo criar um momento de reflexão e diagnóstico para a Escola Estadual Alexandre von Humboldt (São Paulo/SP), como também estimular e preparar seus alunos para uma carreira e ingresso na universidade.

Encerrando o nosso número, o sexto projeto, O mundo do mel, de Maria Cássia Sobreiro Dias Caldas, tem como objetivo melhorar o desempenho de seus estudantes em Português e Redação a partir da interdisciplinaridade dessas disciplinas com as Artes e a criação de um livro. O projeto será desenvolvido no âmbito da Escola SESI de São João da Boa Vista(São Paulo).

 

 

Boa Leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Editorial