Alimentação Saudável e transdisciplinaridade: possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v3i1.12667Resumo
Este é um Projeto que tem objetivo garantir a inter e a transdisciplinaridade a fim de melhorar o desempenho escolar e a qualidade da alimentação dos alunos do ensino fundamental - Ciclo I, da Escola SESI “José Pilon” / Centro Educacional 428, tendo como pano de fundo o processo de implantação, confecção, utilização e manutenção das técnicas de hidropônia com o cultivo de legumes e hortaliças, fazendo desta transdisciplinaridade um novo paradigma entre a sala de aula e a oportunidade da prática no cotidiano, tendo como mola propulsora a alimentação de qualidade e a tecnologia. O aluno será o foco principal do projeto, pois fará parte de todo o processo de construção, produção e investigação dos produtos produzidos e sua utilização na alimentação escolar sob orientação e supervisão da nutricionista. Cabe ressaltar que a escolha deste projeto se deu a partir de uma necessidade apontada pela própria equipe escolar na avaliação institucional 2012 e planejamento 2013, portanto, a expectativa quanto à aceitação e sucesso é bastante positiva uma vez que vem de encontro às aspirações da comunidade escolar. Para a concretização deste projeto será necessário um investimento de R$ 40.363,04 para a aquisição dos materiais e equipamentos necessários à construção e manutenção da horta hidropônica, valor este irrisório se analisarmos os avanços e as metas que poderão ser atingidas com o sucesso deste empreendimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.