Labótica Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v3i1.12670Resumo
A Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, a partir de um conjunto de ações estratégicas, implementou metas por escola, necessitando a unidade escolar preparar a estrutura necessária para assumir os desafios e garantir os materiais para que os objetivos sejam alcançados. A partir da constatação de corrigir um antigo problema de carência de professor nas disciplinas de matemática e física durante anos e a consequente defasagem de conteúdo dos alunos, surgiu a ideia de um projeto multidisciplinar para o Colégio Estadual Zuleika Rapôso Valladares com a criação do Labótica Pedagógica, um laboratório devidamente equipado com diferentes tecnologias da informação e a estratégia inovadora das aulas de robótica, corrigindo e facilitando a aprendizagem nas disciplinas de matemática e física, bem como introduzindo conceitos essenciais para a formação da personalidade do educando como o trabalho em equipe, o respeito às opiniões, a cooperação, a capacidade de argumentação e de defesa de suas próprias ideias. Entre outras atividades desenvolvidas no Laboratório de Matemática/Física/Robótica, o Labótica Pedagógica, destacam-se, minicursos, empréstimos de materiais e atendimento a alunos e professores. Seu uso é obrigatório. As aulas de robótica são no contraturno, havendo profissional devidamente capacitado, enriquecidas com materiais didáticos da Lego Education com kits de montagem e softwares a partir de uma proposta pedagógica baseada na metodologia do aprender-fazendo, envolvendo um processo de motivação, colaboração e construção. Nosso Projeto de Empreendimento está voltado para a recuperação e reforço da disciplina de Matemática das turmas de 7os e 9os anos, através de ambiente virtual de aprendizagem construído para trabalhar de forma individualizada um conjunto de habilidades, temas e conteúdos nos quais estão as principais dificuldades dos alunos. Contará com o empenho de toda a equipe gestora e professores e com a participação principal e ativa dos jovens do Ensino Médio na preparação e tutoria do AVA. O custo estimado para o projeto está dentro das expectativas do Edital no 03 – Projetos Inovadores em Educação – e se apresentará muito baixo diante dos seus objetivos e resultados. Este empreendimento foi concebido, portanto, com a finalidade de melhorar a aprendizagem de nossos alunos através de novas e amplas possibilidades de construção do conhecimento e da valorização da autonomia e do protagonismo como instrumentos decisivos na transformação da realidade.
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