Projeto de Intervenção Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v3i2.12675Resumo
O Projeto de Intervenção será focado no desenvolvimento da Educação Integral através da utilização de Trilhas Pedagógicas Ambientais e Históricas que terá como objetivos principais a conscientização os estudantes acerca das questões ambientais e a promoção do conhecimento histórica da comunidade escolar. Os impactos gerados por esta ação será direto no processo de aprendizagem do aluno, levando em consideração que irá contribuir para conhecer o lugar em que vivemos, descobrir seus encantos e problemas, sentir-se parte do espaço, valorizá-lo e defendê-lo. Além de possibilitar o estímulo as múltiplas leituras e escritas Ao mapearmos o entorno da unidade escolar identificamos potencialidades históricas e ambientais. Então destacamos que ao promovermos as trilhas pedagógicas poderemos transformar a realidade local através da promoção de pertencimento, identidade e memória (metas construídas para configurar a Educação Integral e Integradora), já que os estudantes não se sentem pertencentes às raízes históricas e apresentam dificuldades na preservação ambiental. A Educação Integral acontecerá de maneira prazerosa e permitirá a interlocução multidisciplinar que promoverá condições ideais de aprendizagem construtivas. A proposta de Intervenção das trilhas pedagógicas dialogará com os conceitos sociais, culturais e ambientais explorados pela cidade nas atividades econômicas turísticas e de pesca. Destaco que o projeto de intervenção pedagógica propõe-se a efetivar a Educação Integral no INEFI, considerando que o instituto foi fundado com tal premissa. Logo o primeiro impacto ocorrerá na aprendizagem dos estudantes que permanecerão na unidade escolar por mais tempo e com mais qualidade, participando de ações pedagógicas estimulantes e inovadoras no Município de Armação dos Búzios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.