Projeto de Intervenção Pedagógica

Autores

  • Débora Ribeiro Castells INEFI – Instituto Educacional de Formação Integral – Educação Integral na Prática

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v3i2.12675

Resumo

O Projeto de Intervenção será focado no desenvolvimento da Educação Integral através da utilização de Trilhas Pedagógicas Ambientais e Históricas que terá como objetivos principais a conscientização os estudantes acerca das questões ambientais e a promoção do conhecimento histórica da comunidade escolar. Os impactos gerados por esta ação será direto no processo de aprendizagem do aluno, levando em consideração que irá contribuir para conhecer o lugar em que vivemos, descobrir seus encantos e problemas, sentir-se parte do espaço, valorizá-lo e defendê-lo. Além de possibilitar o estímulo as múltiplas leituras e escritas Ao mapearmos o entorno da unidade escolar identificamos potencialidades históricas e ambientais. Então destacamos que ao promovermos as trilhas pedagógicas poderemos transformar a realidade local através da promoção de pertencimento, identidade e memória (metas construídas para configurar a Educação Integral e Integradora), já que os estudantes não se sentem pertencentes às raízes históricas e apresentam dificuldades na preservação ambiental. A Educação Integral acontecerá de maneira prazerosa e permitirá a interlocução multidisciplinar que promoverá condições ideais de aprendizagem construtivas. A proposta de Intervenção das trilhas pedagógicas dialogará com os conceitos sociais, culturais e ambientais explorados pela cidade nas atividades econômicas turísticas e de pesca. Destaco que o projeto de intervenção pedagógica propõe-se a efetivar a Educação Integral no INEFI, considerando que o instituto foi fundado com tal premissa. Logo o primeiro impacto ocorrerá na aprendizagem dos estudantes que permanecerão na unidade escolar por mais tempo e com mais qualidade, participando de ações pedagógicas estimulantes e inovadoras no Município de Armação dos Búzios.

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Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos